Foto: Divulgação/Ceará Sporting Club

As categorias de base do Mais Querido obedecem a um cronograma completo de atividades multidisciplinares. O resultado disso garante aos futuros atletas alvinegros uma alta qualidade na formação social integrada a desempenho dentro das quatro linhas.

Dentro desse contexto, a categoria Sub-15 do Vozão recebeu na tarde desta sexta-feira (19), em Itaitinga, uma palestra sobre a Ética na convivência no esporte e na vida. A conversa foi mediada por Germano Silveira, conselheiro e juiz do trabalho; e Janaína Queiroz, coordenadora dos projetos femininos do clube, além do acompanhamento de Fernando Martilis, assistente social, e Daniela Domingues, psicológa do clube.

Em conversa ao site oficial, Janaína Queiroz, coordenadora dos projetos femininos do clube, destacou os pontos fundamentais na conversa e garantiu que esse tipo de ação garante uma evolução no processo de formação dos atletas.

“Hoje, eu estive com o Dr. Germano Silveira falando um pouco com os atletas sobre alguns assuntos. Dentre eles, os casos recentes de violência sexual de alguns jogadores, a violência contra mulher, assédio moral e sexual, falando também sobre o uso das redes sociais pelos mesmos. Tivemos uma conversa bem satisfatória e esclarecedora com os jovens. Acreditamos que esse tipo de iniciativa do clube é importante, pois não só atletas estamos formando sobretudo cidadãos”, disse.

Com uma abordagem contextualizada dos fatos que tomam conta dos assuntos do cotidiano, Germano Silveira, explicou que a palestra ministrada aos atletas ressalta o compromisso de um projeto de vida trilhado ao caminho do futebol.

“Muito importante esse momento com os atletas da base para poder falar para eles as questões dos dias atuais como violência, assédio, mas, ao mesmo tempo, falar de ética, disciplina e compromisso com um projeto de vida pelo caminho do futebol. Lembrar, pedagogicamente, de episódios que recentemente que inviabilizaram as carreiras de atletas”, explicou. 

O assistente social das categorias de base do Vozão, Fernando Martilis, celebrou a iniciativa junto aos atletas do Sub-15 e enfatizou a forma que a palestra proporcionou aos jogadores na formação de uma sociedade mais justa.

"O momento foi bem interessante e todo pensado nos assuntos do cotidiano, e de alguns casos que surgiram nos últimos anos, envolvendo atletas e pessoas ligadas ao futebol. Então, é sempre importante a gente está falando e enfatizando a importância do respeito. Esses meninos serão referências para outros adolescentes no futuro. E nós conseguindo passar essa mensagem a eles, nos auxilia na construção de uma sociedade mais justa", comentou. 

Departamento de Comunicação - CSC