Foto: Arquivo Pessoal / Instagram Luiz Otávio

Seguindo protocolos cautelares de isolamento social por conta da pandemia da Covid-19, atletas do Ceará seguem sem a possibilidade de retorno imediato aos treinos presenciais no CT de Porangabuçu. 

Encerrado o período de férias antecipadas, os atletas realizarão treinos, a partir de agora, remotamente, mecanismo inovador entre os clubes do estado. Mesmo em casa, o elenco do Vozão seguirá com rotina de atividades através de ciclos de videoconferências ministradas pelo preparador físico Eduardo Balallai.

A ideia inicial é de que, nos dias sem as vídeo chamadas, que acontecerão três vezes por semana, os atletas sigam com as atividades guiados por instruções dos arquivos de vídeo recebidos com exercícios preventivos individuais, além de outras opções de treinamentos para os demais dias. 

De acordo com o fisiologista Giovanni Ramirez, a plataforma utilizada para a realização das chamadas (Google Meet Treinos) não limita o tempo máximo de chamada, o que facilita atividades mais longas, por exemplo. De início, os treinamentos por meio de videoconferência serão feitos aos sábados, terças e quintas-feiras. 

“Eles estão há sete semanas sem atividade no clube. Nem no período de férias, eles ficam ‘muito tempo inativos’. A maioria dos atletas já tem hábitos de manter o treinamento nas férias. Neste período com baixas cargas de treino, é inevitável que o atleta perca massa muscular e algumas outras valências físicas. Estamos trabalhando para conseguir manter o condicionamento físico deles (atletas). A interação em grupo é muito importante neste momento. Esses treinos, mesmo em casa, nos ajudam com a prevenção de lesões depois que retornarem à rotina normal no clube”, esclareceu Ramirez ao cearasc.com. 

Nessa segunda-feira, 04/05, por meio de reunião on-line, os atletas se mostraram bem receptivos à ideia nova. "Eles gostaram muito dessa sugestão de treinos. Estão todos se esforçando muito e entendendo esse momento delicado que o futebol mundial está passando", enalteceu Jorge Macedo, executivo de futebol do Ceará.  

Além dos planos de treinamentos pensados por preparadores físicos e fisiologistas, os atletas terão acompanhamento, através de questionários diários, em relação aos treinos e sobre eventuais sintomas da Covid-19. Fisioterapeutas terão ciência da condição física do grupo e trabalharão diretamente também nas atividades de pré-treino. 

Os questionários também servirão para basear o trabalho do setor de nutrição do clube. Camila Mazetto e Walter César estabelecerão diretrizes de dieta e suplemenentação de forma particular. Ana Cláudia Dias, assistente social do clube, também continua intensivamente à disposição de atletas e familiares nesse período de isolamento social.