Foto: Divulgação/cearasc.com

O crescimento e as conquistas das categorias de base do Ceará Sporting Club têm chamado atenção do país inteiro. Dominante no estado, o Vozão vem conquistando, ano a ano, campeonatos em todas as categorias em que dispõe de atividades. 2019 foi um ano extremamente vencedor para a base do Time do Povo. As conquistas vieram dentro e fora de campo e, até hoje, os números alcançados no último ano repercutem de forma positiva. Um levantamento do site dabase.com.br, principal portal especializado na cobertura de categorias de base no Brasil, apontou o Alvinegro como a melhor base do Nordeste, levando em conta as competições oficiais que ocorreram desde 2016. 

Para a formulação do ranking, o site leva em consideração os títulos e vice-campeonatos no período. De 2016 até aqui, o Vozão levantou 22 taças e foi vice-campeão em 8 oportunidades. Ao todo, no levantamento o site apontou um total de 110 agremiações oriundas da região nordestina, sendo 15 dessas cearenses. Considerando estas equipes, a base do Vozão é a mais vitoriosa da região, somando-se os títulos e os vice-campeonatos. 

Diretor de Futebol Amador do Ceará Sporting Club, Israel Portela comentou sobre a alegria que contagia todos que fazem a base do Ceará, ao receberem esta notícia. “Recebemos com grande felicidade a notícia de que o Ceará foi apontado como time de melhor base do Nordeste. Isso demonstra que toda a diretoria e todos os profissionais vêm executando um trabalho exemplar para que o Ceará possa crescer ainda mais no cenário nacional. Com essa marca, alcançamos duas missões: o sucesso desportivo, por meio dos títulos e, além disso, estamos conseguindo revelar valores, para o time profissional do nosso clube e para o futebol brasileiro como um todo”, afirmou. 

Como citado por Israel, além das conquistas dentro de campo, a revelação de jogadores vem sendo uma tônica da base alvinegra neste período. Do time atual, Gabriel Lacerda, Kelvyn, Rick e Cristiano saíram da base do Time do Povo e antes destes, vimos o surgimento de nomes como Arthur Cabral e Felipe Jonantan, atletas que vestiram o manto alvinegro em 2018, sendo negociados após um grande ano. Arthur e Felipe também já tiveram a honra de vestir a camisa da Seleção Brasileira Sub-23 no período de preparação para o pré-olímpico disputado no início deste ano, permanecendo ainda no radar da comissão técnica brasileira da categoria para a disputa das olimpíadas de Tóquio. 

Armando Dessessards, Coordenador Técnico do Ceará Sporting Club, também falou sobre o levantamento e afirmou que esse tipo de reconhecimento ratifica o sentimento de dever cumprido que se tem internamente. “São dados objetivos que confirmam um sentimento que temos de um grande trabalho que vem sendo feito na base. Jogadores, comissão técnica que tiveram sucesso em todas as categorias, no ano que passou. A marca também valoriza o investimento que a diretoria tem feito nessa área”, avaliou Armando. 

2019 foi o ano mais vitorioso para o Mais Querido, entre os que fazem parte do levantamento. Campeão em todas as categorias, somando campeonatos estaduais e regionais o Vozão foi destaque nas categorias. Já em 2020, com um time bastante jovem para a competição, o Time do Povo foi um dos Cearenses de melhor campanha na Copa São Paulo de Futebol Júnior, principal campeonato de base do país, permanecendo com a maioria deste grupo podendo disputar a Copinha nos próximos anos . 

Reconhecimentos deste modelo fazem valer todo o trabalho e o investimento realizado internamente no Time do Povo já que a aplicação de capital na base tem sido massiva nos últimos anos e em diversas áreas que envolvem a revelação de jogadores. Em 2019, podemos destacar a aquisição definitiva da Cidade Vozão, Centro de Treinamentos oficial da base alvinegra, realizada em junho. Em 2020, um novo método de formação de atletas, intitulado Futebol Total, foi implementado, buscando aumentar ainda mais o leque de alternativas de um atleta em construção, sendo os garotos provados em diversos tipos de terrenos do futebol, aumentando assim suas vivências durante a formação.

Departamento de Comunicação - CSC