Na foto, Daniel Azambuja, Rafael Dias, André Maranhão e Alison Henry

O Ceará está a um jogo da disputa da final do Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2021. Essa pode ser a segunda edição seguida em que o time chega à decisão, mas num modelo mais enxuto que no último ano.

Nesta temporada, diferente da anterior, o Ceará não fez contratações para o elenco Sub-23, visando a participação na competição. Com três anos de campeonato, as estratégias adotadas pelo clube na temporada 2021 do Brasileirão da categoria foram diferentes. O time optou por aproveitar mais jogadores Sub-20, manter peças-chave com idade olímpica e integrar-se ao elenco profissional com mais frequência.

O trabalho é mérito do treinador e auxiliar técnico fixo do clube, Daniel Azambuja e do técnico Alison Henry, que desde a última temporada se uniram para dar forma ao projeto.

Segundo a supervisão das categorias de base, foi reduzido o número de atletas aspirantes permanentes de 11 para 4 entre a última temporada e a atual, o que levou atletas mais novos a experimentarem do campeonato. Ao mesmo tempo, jogadores do profissional desceram mais constantemente. Logo, aliado à minutagem, os jogadores Sub-20 puderam, também, jogar com atletas importantes do elenco profissional, levando ao amadurecimento saudável da base alvinegra.

Dentre os nomes que tiveram atuações importantes estão Pedro Naressi, Alessandro, Alan Uchôa, André Luiz, Cristiano e Hélio Borges, todos já profissionais, mas com idade legal para o Brasileirão de Aspirantes. Fabinho, Yony González, William Oliveira e Wendson fizeram boas participações.

Do elenco fixo fazem parte, Marco Antônio, Pentecoste, André Magno e Marcos Brazion. Do elenco Sub-20 são diversos os destaques, como Jhoninha, Matheus Índio, Rubens, Danrley, Kauan Galhardo, Jefferson, Natan Masiero, Átila e Da Guia. 

Os Sub-17 Dharlysson, David e João Victor fizeram jogos nesta temporada, sendo os mais novos dentre os integrantes.

Alison Henry comenta a versatilidade nesta formação. "Esse ano, a gente não teve um quantitativo-base, estávamos com elenco bem reduzido dedicado a esta categoria. Mesmo assim as perspectivas são boas. Chegamos a mais uma semifinal, vencemos o jogo de ida. Apesar de termos feito uma campanha mais inconstante, sabíamos do nosso potencial, conhecendo o elenco com idade para disputar o campeonato disponível tanto no profissional quanto no Sub-20 e Sub-17. Vamos em busca do título, estamos treinando essa semana para que a gente possa, nesse domingo, fazer um bom jogo e sair classificados", frisou o auxiliar.

Felipe Glauber · Departamento de Comunicação - CSC