Foto: Felipe Santos / Ceará SC

Anunciado como reforço do Vozão em dezembro de 2018, o volante Fernando Sobral já soma 108 jogos com a camisa do Ceará, foi campeão invicto da Copa do Nordeste na temporada passada e disputa a terceira Série A do Brasileirão em sua carreira. O carioca de 26 anos é ferramenta importante no esquema tático do técnico Guto Ferreira e tem sido destaque na boa campanha da equipe até agora - invicta há oito rodadas, na 7º colocação na tabela.

Peça fundamental no sistema defensivo do time, Sobral é líder no quesito desarmes certos com média de 3.3 por partida. Além disso, o atleta é disparado o que mais tenta desarmes, tendo 20 a mais que o 2º colocado. No Brasileirão, o volante está em segundo colocado em desarmes providenciais, aqueles em lances claros de perigo.

Mas não é só em neutralizar jogadas que Sobral tem tido destaque; o volante é referência em precisão de jogadas. No Ceará, o atleta possui a terceira melhor média de passes certos com 41 por jogo. Bastante acionado, Fernando Sobral já disputou 11 jogos pelo Brasileiro 2021 e é hoje o segundo atleta com maior minutagem em campo, atrás apenas do zagueiro Messias. Os dados são do InStat e SofaScore.

“Sempre me cobro muito e trabalho bastante também. Fico feliz por estar ajudando em campo nessa fase que o Ceará vem passando. Mas tem que manter os pés no chão. É importante sempre estar evoluindo. Tenho certeza que o Ceará só tem a crescer ainda mais na competição. Queremos fazer um Campeonato Brasileiro seguro e brigar por coisas ainda maiores. Estamos no caminho certo”, assegura Fernando Sobral.

O Ceará segue com a preparação para o próximo compromisso no Brasileirão. Dessa vez, o Vozão viaja a Recife para encarar o Sport, na Ilha do Retiro. A partida acontece no domingo, 25, às 20h30. O grupo ainda realiza mais três treinos antes do confronto nordestino. Nessa quinta-feira, 22, o grupo volta à Cidade Vozão para mais uma atividade. O treino será aberto à imprensa nos dez primeiros minutos.

Israel Simonton - Departamento de Comunicação / CSC