(Foto: Mauro Jefferson/CearaSC.com)

O ano foi pra lá de especial para as categorias de base do Mais Querido. Desde o Sub-11 até o Sub-20, o clube fez campeões em todas elas. Confira um retrospecto das conquistas e os pontos altos dessa trajetória vencedora.

Sub-17: Três títulos e uma competição nacional

O sub-17 do Vozão começou o ano em alto nível. No mês de maio, disputou a Supercopa Natal ao lado de equipes como: Vitória/BA, Sport/PE, ABC/RN e América/RN. O time chegou à final da competição e conquistou o título contra o Jacuipense, goleando o time baiano por 5x0.

Na sequência, a equipe teve outra grande batalha: o Campeonato Cearense Sub-17. Na competição, o time fez bonito e voltou a levantar a taça. Foi sobre o Fortaleza, em dois jogos, a conquista deste título. O Mais Querido venceu o primeiro confronto e empatou no segundo.

No segundo semestre, o time comandado por Daniel Rocha teve, praticamente, três competições simultâneas para disputar. Foram elas: Copa do Brasil, Copa Carpina e a Copa Seromo. Na primeira delas, teve excelente desempenho e chegou a vencer o São Raimundo/RR na primeira fase e o Progresso/RS, nas oitavas de final. Porém, contra o Vasco da Gama, ficou apenas no empate, nos jogos de ida e volta das quartas de final e se despediu da competição nos pênaltis. História que não se repetiu na Copa Seromo, onde levantou a taça pela terceira vez no ano. Dessa vez, contra o Juazeiro, o jogo foi, novamente, decidido nos pênaltis e o Alvinegro acabou levando a melhor.

Com a Copa Terra do Sol ainda em andamento, os vitoriosos garotos do sub-17 podem encerrar o ano com um quarto título na estante.

Sub-20: Campeões Cearenses e time mais expressivo do estado 

Outra categoria que obteve resultados de extrema relevância, este ano, foi a Sub-20 do Vozão. Com Fábio Caponi no comando do projeto, o time teve um ano intenso de competições regionais e nacionais e mostrou, dentro de campo, porque é o maior do estado.

Foi do Ceará, nesta categoria, o título do Campeonato Cearense. A final foi contra o arquirrival e foi preciso apenas do primeiro jogo e um único gol para definir a competição.

Outro grande feito do time, este ano, foi a conquista do vice na Copa do Nordeste. A campanha foi excelente. O Mais Querido venceu 4 jogos e empatou 2, dos 6 disputados na fase de grupos. Na semifinal, venceu o Sport/PE por 1x0 e disputou a final contra o Vitória/BA.

Além do Estadual e Nordestão, o time figurou entre os maiores do país, no Brasileirão de Aspirantes 2019. Ainda que o evento permitisse a utilização de atletas até 23 anos, o Ceará foi representado por seus garotos do Sub-20 e fez bonito. Fora de casa, a equipe bateu adversários como Santa Cruz/PE e Corinthians. Contudo, a equipe não obteve pontos suficientes para avançar além da fase de grupos.

Este ano ficou a cargo, também, do treinador do Sub-20, Fábio, a missão de liderar o time de transição que disputou a Taça Fares Lopes. O elenco, nesta oportunidade, foi uma mescla de atletas de seu próprio repertório com profissionais como Fernando Sobral, Auremir, Chico, Juninho Quixadá e Matheus Cabral.

O momento atual dos garotos é de preparação para a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Alison, auxiliar técnico, aproveita a final inédita alcançada pela categoria Sub-19 na Copa Uninta para dar condicionamento ao elenco que representará o Mais Querido no início do próximo ano. A final da Copa Uninta Sub-19 entre Ceará e Atlético Cearense acontecerá na manhã deste domingo, 15/12, às 9h30, no Estádio Elzir Cabral. A entrada é franca.

Sub-15: Campeões invictos

O time comandado pelo treinador Álvaro Martins teve um ano de números expressivos. Chegou à final invicto, nas duas competições que disputou este ano e lustrou títulos como os de melhor ataque e defesa tanto na Copa Seromo como no Campeonato Cearense.

Pela Copa Seromo, a final foi contra o Fortaleza. Nos pênaltis, o time venceu e se sagrou campeão. O retrospecto da competição foi de goleadas. Nas fases preliminares o time venceu o Jaspec por 8 a 0, a Escolinha Ferroviário por 14 a 0, o Estação por 7 a 0 e o Maranguape por 7 a 0.

No Estadual, a campanha rumo à final foi irretocável. O time colecionou, em 16 jogos, 16 vitórias. Somou 59 gols a favor e sofreu apenas 7. Contra o Floresta, na decisão do campeonato, começou atrás, buscou o empate, mas em um pênalti, a favor do rival, deixou escapar a taça e ficou com a segunda colocação.

A equipe continua na briga pela Copa Terra do Sol, atualmente em andamento. Até este domingo, 15/12, o elenco pode conquistar um segundo título, para coroar o ano vitorioso. A categoria foi, durante todo o ano, o principal oponente nos amistosos e treinos do futebol feminino do Vozão.

Sub-13: Título com raça e determinação

Quem por último conquistou um título estadual no ano foram os garotos da categoria Sub-13. A decisão do Campeonato Cearense da categoria foi num Clássico-Rei duríssimo. O adversário vinha de uma campanha com 100% de aproveitamento, enquanto o Ceará, segundo colocado na fase de grupos, buscava superar o favoritismo rival que perdurou por toda a competição.

Na final, ainda que melhor em campo, o time cedeu o primeiro gol logo no início da partida. Aguerridos, a garotada foi atrás do resultado até o último lance. Em cobrança de falta, no minuto derradeiro, o time empatou e levou a disputa para os pênaltis. Nos pênaltis, brilhou o goleiro alvinegro que defendeu duas e garantiu o título ao Mais Querido. 

Com um calendário mais enxuto, a conquista encerrou as atividades do elenco.

Sub-11: Campeões Mundiais

Na temporada 2019, o Sub-11 também se destacou em evento internacional, realizado em Marília/SP. Pela DaniCup e sob o comando do treinador Daniel Sena, os jovens atletas garantiram o título da Série Prata para o Mais Querido. Contudo, o elenco infantil obteve diversos outros títulos expressivos em outra modalidade, o futsal. Nessa idade, a base do Vozão realiza a transição dos garotos para o campo, logo competições nas duas modalidades são frequentes.

TÍTULOS, 2º LUGAR E PARTICIPAÇÕES

Títulos

- Copa Seromo Sub-15 (FCFS)
- Copa Seromo Sub-17 (FCFS)
- Cearense Sub-20 (FCF)
- Cearense Sub-17 (FCF)
- Cearense Sub-13 (FCF)
- Danicup Mundial Sub-11 (Serie Prata) - Mirassol/SP
- Supercopa Natal Sub-17

2º Lugar

- Copa do Nordeste Sub-20 (CBF)
- Campeonato Cearense Sub-15 (FCF)

Em andamento

- Final da Copa Uninta Sub-19 (FCF)
- Copa Terra do Sol Sub-15
- Copa Terra do Sol Sub-17

Participações importantes em 2019

- Copa do Brasil Sub-17 / Quartas de Final (CBF)
- Brasileirão de Aspirantes / Fase de Grupos (CBF)
- Copa Carpina Sub-17 / Oitavas de Final

Departamento de Comunicação - CSC