Foto: Reprodução/Conmebol

Está chegando a hora do Ceará voltar a representar a Nação Alvinegra em uma competição internacional. Com previsão de início para o fim do atual mês de abril, a fase de grupos da Copa Sul-Americana 2021 será sorteada na tarde desta sexta-feira, 09/04, em Luque, na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). O cearasc.com preparou um guia completo sobre o regulamento e a fórmula de disputa da competição. 

Fórmula de disputa

Ao todo, a Copa Sul-Americana 2021 é composta por seis fases. Na primeira delas, equipes de Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela se enfrentam em duelos entre clubes de um mesmo país. Desta fase, um total de 16 equipes estarão classificadas para a fase de grupos (momento em que o Ceará, os outros brasileiros e os clubes argentinos classificados para a competição entram na disputa). 

Além das equipes previamente classificadas para a Copa Sul-Americana, os quatro clubes eliminados na última fase preliminar da Copa Libertadores completarão os 32 times da fase de grupos. 

Nesta fase (a ser sorteada na tarde de amanhã) os clubes estarão divididos em oito grupos de quatro equipes cada. Para a fase de mata-mata, classificam-se os líderes de cada um dos grupos. 

Denomina-se o líder do grupo, aquele time que obtiver a maior soma de pontos na primeira fase. Em caso de empate, os critérios de desempate são: saldo de gols, gols marcados, número de gols marcados fora de casa entre as equipes empatadas e, por fim, ranking da Conmebol. 

Os oito times que terminarem a fase de grupos na liderança de seus grupos se unirão aos terceiros colocados de cada um dos grupos da primeira fase da Copa Libertadores. 

Fase de mata-mata 

A partir daí, depois de um novo sorteio para definir o chaveamento dos confrontos das oitavas de final, os clubes jogarão oitavas, quartas, semis e finais. Segundo o regulamento, as fases oitavas, quartas e semifinais serão disputadas no sistema ida e volta. Nestas fases, classificam-se os times que, na soma dos dois jogos, tiverem mais pontos. Em caso de empate nos pontos (ex.: uma vitória para cada time ou dois empates), os critérios são os seguintes: saldo de gols, gols marcados fora de casa e, persistindo o empate, disputa de pênaltis. 

 A decisão acontecerá em jogo único e ainda não tem local definido. Será considerado o campeão da Copa Sul-Americana, o clube vencedor nos 90 minutos. Em caso de empate, a decisão será decidida em prorrogação de 30 minutos. Caso persista a igualdade, o título será decidido nos pênaltis. 

O time vencedor da Copa Sul-Americana garante vaga na Recopa Sul-Americana, competição disputada entre o campeão da competição e o vencedor da Copa Libertadores da América. 

O Gerente de Futebol do Ceará, Sérgio Dimas, comentou sobre as expectativas para a disputa da competição e sobre o trabalho realizado para que o Vozão pudesse chegar à Sul-Americana da malhor maneira possível. 

“A expectativa é a maior possível. O clube estava há 10 anos sem disputar uma competição internacional, e quando disputou, a Sul-Americana tinha um outro formato. Esse ano, provavelmente, vamos ter, no mínimo, três viagens, é o primeiro ano de uma nova formulação da Copa Sul-Americana, com a chave de grupos, é um marco. Tivemos uma formulação de equipe pensando nessa competição e o objetivo é fazer uma boa participação. Honrar a camisa do Ceará para fazer uma boa competição”, afirmou. 

A Nação Alvinegra poderá acompanhar o sorteio oficial da fase de grupos da Copa Sul-Americana no facebook oficial do Time do Povo. Toda a cobertura do evento estará disponível em cearasc.com.

Departamento de Comunicação - CSC