Foto: Stephan Eilert/cearasc.com

Como em todos os assuntos, a formação de atletas é um trabalho realizado com mais aguçado apreço possível por parte dos integrantes do Ceará Sporting Club. Com um time de profissionais totalmente voltado para o trabalho com os jovens e um Centro de Treinamentos específico para o serviço constante às categorias de base, o Ceará é o único clube do estado e um dos cinco nordestinos a ostentarem a certificação. 

Para que possam ser considerados Clubes Formadores de atletas pela CBF, os clubes têm de seguir uma série de pré-requisitos dentro e fora de campo. No Ceará, além de toda a estrutura física para que os atletas possam permanecer residindo no Cidade Vozão, o clube oferece um suporte médico e educacional, assim como outros 30 itens exigidos pela Confederação Brasileira de Futebol. 

Além do Mais Querido, os outros clubes do nordeste são os baianos do Bahia de Feira, Bahia e Vitória e os pernambucanos do Retrô. 

Foto: Divulgação/Ceará SC 

Resultados dentro e fora de campo 
Tal seriedade na forma em que se conduz o dia a dia da base alvinegra não poderia resultar em nada diferente de grandes resultados no âmbito esportivo e administrativo. Segundo o portal Dabase, o Alvinegro é o dono da melhor base do Nordeste, levando em conta resultados em competições oficiais desde 2016. 

Alguns destes resultados merecem destaque, uma vez que o Alvinegro é o maior vencedor estadual dos últimos anos nas categorias de acesso do futebol profissional, além de ter chegado em uma final de Copa do Nordeste Sub-20 (2019) e nas duas últimas finais do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, tendo conquistado o título em 2020. 

Além dos títulos, nomes revelados pelo Alvinegro despontam como expoentes do futebol nacional. Nomes como Arthur Cabral, Arthur Victor e Felipe Jonatan saíram do Ceará para que pudessem vestir camisas de outras tradicionais equipes do futebol nacional e até mesmo da Seleção Brasileira. 

Não só de atletas exportados vive a base alvinegra. Nomes como Buiú e Gabriel Lacerda, formados no clube, são peças integrantes no atual elenco do Mais Querido e jogadores ainda da base, foram convocados recentemente para seleções brasileiras de base (casos de David, João Victor e Rhuan Pedro).

Para conhecer todos os integrantes da lista de Clubes Formadores de Atletas da CBF, clique aqui

 Matheus Pereira / Departamento de Comunicação - CSC