Foto: Felipe Santos/cearasc.com

Nascido no Rio de Janeiro, foi em Sobral/CE que Fernando Pereira do Nascimento criou raízes. E a cidade da região norte do estado do Ceará, trecho de onde saíram nomes marcantes de nossa cultura como Belchior e Renato Aragão,  deve se orgulhar muito do filho adotivo da terra. Foi por meio de Fernando, que a Nação Alvinegra se fez ‘sobralizada’. O caearasc.com conversou com o meia alvinegro e abordou com ele sobre a temporada 2020/21 e sobre o seu desempenho pessoal, além do rendimento coletivo do Vozão, até aqui.  

Contratado no início da temporada 2019, Sobral chegava no Ceará credenciado pelo belo 2018 que fez vestindo a camisa do Sampaio Corrêa. No ano anterior à sua contratação pelo Mais Querido, o meia conquistou sua primeira Copa do Nordeste, sendo um dos grandes nomes daquela campanha. 

Após um ano de adaptação, foi em 2020 que Sobral se consolidou no Alvinegro de Porangabuçu. Entrega em campo não lhe falta e essa disposição em ajudar dentro das quatro linhas fez com que a torcida do Mais Querido abraçasse Fernando Sobral de uma maneira nunca antes vista pelo meia. Ao falar sobre o assunto, o camisa 88 destacou que tudo é fruto da confiança adquirida durante as competições. 

“Atribuo tudo isso à confiança de todos que fazem o Ceará. Obviamente tem a minha parte, a questão de permanecer trabalhando, não deixar a desejar em treino e a persistência. Graças a Deus eu sou um cara muito trabalhador e muito centrado. Essa persistência e o foco são fundamentais para isso”, pontuou. 

Fernando Sobral é meia de origem, mas sempre deixou claro que gosta de ajudar, independente da posição em que seja colocado em campo. É comum ouvirmos treinadores citarem que um atleta que joga em mais de uma função no campo é algo importante para o sucesso de uma equipe. Sobral é exatamente assim. A facilidade com que migra da volância para a meia central, tornando-se, às vezes, um ponta pelo lado, fazem dele um nome constante no time alvinegro. Não à toa, somente na temporada 2020/21, o camisa 88 já entrou em campo em 48 oportunidades. Ao ser perguntado sobre sua polivalência, Sobral avaliou que a sequência de jogos é um fator preponderante para que o rendimento se mantenha, independente do local no campo. 

“Todo jogador precisa de sequência para se manter em um alto nível e isso foi fundamental para que eu exercesse bem a minha função dentro de campo. Também teve a confiança que o treinador teve em mim para me colocar para jogar do lado do campo. Claro que em algumas partidas tiveram oscilações, mas no geral eu acho que fui bem na ponta e agora, jogando mais por dentro, estou podendo ajudar na defesa e na saída de bola. Só tenho a agradecer a Deus por estar podendo representar um grande clube, independente da posição”, afirmou. 

No último domingo, o Vozão foi ao Maracanã e, em uma atuação extremamente precisa técnica e taticamente falando, venceu o Flamengo por 2x0. Sobral foi um dos grandes destaques do jogo. Como era de se esperar, todas as características já citadas aqui e que fizeram de Sobral uma peça tão importante no Vozão foram facilmente notadas. 

Sobral iniciou o jogo como volante. Em meio às mudanças de Guto Ferreira durante o jogo, tornou-se um ponta esquerda, voltando ainda para sua função inicial antes do fim da partida. No jogo, Sobral correu aproximadamente 13 km, realizou três desarmes e acertou 33 dos 34 passes que tentou, alcançando, assim, 97% de precisão. Quem acompanha Sobral desde o começo da temporada, facilmente percebe que o jogo do último domingo foi, uma representação perfeita do desempenho do meia com a camisa do Ceará. Sobre o assunto, Sobral avaliou que se sentiu representando o desempenho do Vozão na temporada como um todo. 

“No meu ponto de vista, pude representar o que é o Ceará na temporada. Uma equipe que disputa muito, briga de igual para igual com todos,  não baixa a cabeça para ninguém e o que eu acho é que eu representei o time todo. Foi um jogo em que a gente competiu muito, não permitimos que fossemos menosprezados pelo Flamengo, soubemos sofrer, quando necessário, e fomos letais, quando preciso. O objetivo é continuar nessa pegada, representando bem o Ceará com toda a disposição e toda a força que eu tenho”, salientou. 

Atuações como a de domingo fazem com que Sobral, já em sua segunda Série A, seja um dos principais destaques do elenco alvinegro. Segundo dados do portal Sofascore, o atleta é o líder do elenco nos quesitos desarmes, duelos ganhos no chão, faltas sofridas e passes certos no terço final do campo. Estatísticas como essas, são, apenas, a representação numérica do desempenho em campo, como caracterizou Sobral. 

“Para mim, é um privilégio muito grande ter o meu trabalho reconhecido. E eu acho que fica de exemplo para outras pessoas, principalmente crianças que têm esse sonho de ser um profissional do futebol. Eu venho de uma cidade pequena, onde as oportunidades são poucas e quando eu vejo esses números, vejo que crianças de lá possam sonhar, pois mesmo com poucas oportunidades, trabalhando e se dedicando é possível alcançar alguns de seus sonhos”, ressaltou. 

O ano de 2020 já se foi, mas diferente dos anteriores, a temporada ainda permanece, mesmo com a virada do ano. Mesmo assim, Fernando Sobral enfatizou que essa é a melhor temporada de sua carreira. 

“Sem dúvidas! Por tudo o que foi construído no ano, tudo o que a gente vem fazendo pelo clube, foi a melhor na minha carreira. Conquistamos a Copa do Nordeste, tive a minha primeira Série A com regularidade e ver o Ceará na primeira parte da tabela é algo que deixa não só a mim feliz, mas o grupo todo e o torcedor, é claro, finalizou. 

Antes do final da temporada, Sobral e o Vozão ainda têm nove jogos pela frente. Em uma temporada marcada pelas dificuldades, o Time do Povo e seu camisa 88 seguem buscando objetivos grandes, a exemplo do que aconteceu nas campanhas da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil. Certo mesmo é que o desempenho do atleta já se encontra no imaginário de todos que compõem a torcida alvinegra.

Departamento de Comunicação - CSC