Foto: Wilton Hoots/cearasc.com

Já são dois dias acompanhando a rotina da Cidade Vozão e todo o trabalho realizado no Centro de Treinamentos da base alvinegra. Eduardo Patetuci, treinador da Seleção Brasileira Sub-16 e Sub-18, conversou com o cearasc.com e detalhou o trabalho de observação que vem realizando com a base do Mais Querido. 

Patetuci chegou à cidade na última quarta-feira. No dia que desembarcou, o treinador assistiu à partida do time Sub-20 alvinegro diante do São José/RS, pela Copa do Brasil da categoria. 

Desde então, Patetuci acompanha os treinamentos na base do Time do Povo e no domingo, 11/10, verá Ceará x Flamengo, pelo Brasileirão Sub-17, também na Cidade Vozão. Além das atividades em campo, o treinador tem participado de reuniões com os membros do Departamento de Futebol de base alvinegro. 

Em sua entrevista à nossa equipe, o representante da CBF caracterizou o trabalho de observação das equipes de base da seleção brasileira, além de destacar o que encontrou na Cidade Vozão. 

Confira a entrevista de Eduardo Patetuci 

Cearasc.com: Como está funcionando este trabalho da CBF na observação dos atletas das categorias de base?

Eduardo Patetuci: “É um projeto do Branco, nosso coordenador, de visitar os clubes de todo o Brasil. Essa semana estamos visitando o Nordeste. Eu estou aqui no Ceará e outros dois observadores estão na Bahia e em Pernambuco. Nossa ideia é mapear todos os clubes das séries A, B, C e D, até o meio do ano que vem. Estamos buscando ter contato, ver processos metodológicos, conhecer os atletas. É muito importante fazer isso para que tenhamos conhecimento de todos os atletas do Brasil, para convocar os melhores de cada categoria.” 

Cearasc.com: Já são dois dias aqui no estado. Qual a avaliação que pode ser feita da estrutura encontrada aqui na Cidade Vozão e do clube como um todo? 

Eduardo Patetuci:Fiquei muito feliz com o que eu vi em relação ao CT. Conheci as instalações do clube, as salas de departamentos, os campos, os profissionais. Já vi o treino e o jogo do Sub-20, o treino do Sub-15 e SUB-17. Fiquei muito feliz em ver que o Ceará está com uma estrutura como essa. Tenho de parabenizar a diretoria que enxerga a base como um investimento. A gente tem certeza que o Ceará vai produzir e formar jogadores para colocar no time profissional.” 

Cearasc.com: O Ceará vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos. Como as pessoas ligadas ao futebol de fora da região Nordeste enxergam o clube atualmente?

Eduardo Patetuci: “De uma forma geral, as pessoas têm percebido que, com o desempenho do Ceará vem tendo nas competições nacionais, o trabalho aqui melhorou e evoluiu quanto ao nível. Nem todas as pessoas conhecem a estrutura do clube e eu acredito que as que conheceram entendem o porquê da melhora do desempenho das equipes do Ceará em competições nacionais. Eu sou um que estou conhecendo e estou muito feliz de ver uma equipe do Nordeste, uma equipe grande e de massa, estar com a estrutura que está.”

Cearasc.com: Desde 2018 o Ceará ostenta o Certificado de Clube Formador de atletas. Hoje,  já pode ser considerado uma referência no trabalho de base no futebol nacional?  

Eduardo Patetuci:Acredito que sim. Vai estar performando como outras equipes de grande investimento. Eu enxergo dessa forma. É claro que é preciso que todas as categorias disputem competições nacionais, como já acontece com as equipes Sub-17 e Sub-20. Quando as categorias menores iniciarem este processo de estar disputando competições nacionais, o clube vai ter esse ganho no nível de competitividade e, assim, estar no nível de outras equipes de grande investimento” 

Cearasc.com: Atualmente, o Ceará disputa o Campeonato Brasileiro Sub-20 e Sub-17. Nos próximos dias se inicia o Brasileirão de Aspirantes e o Vozão também estará na disputa. Participar de competições deste nível na base é mais uma prova da evolução do clube?

Eduardo Patetuci: “Acredito que sim. É importantíssimo que permaneça e, se possível, até aumente este trabalho de participação em competições de alto nível, como as nacionais. É fundamental estar em disputas de alto nível de competitividade e o enfrentamento com outras culturas de futebol, como acontece no Brasil, mesmo sendo em disputas interestaduais. É importante demais essa vivência para o processo formativo de um atleta. Acho que continuar e, se possível, aumentar essas participações, a formação de atletas no Ceará vai ser ainda mais completa”. 

Cearasc.com: No futebol brasileiro temos alguns clubes tradicionais que, hoje, são tidos como referências na formação de atletas. Traçando um comparativo com estes clubes, o Ceará apresenta um trabalho semelhante? 

Eduardo Patetuci: “Eu acho que tudo é um processo. No caso do Ceará esse processo já se iniciou. Teve o caso do Arthur e do Felipe Jonatan e eu acredito que virão mais nomes por aí. A categoria Sub-20, que foi a que eu já vi competir, demonstrou um nível bom. Vi outras equipes do Campeonato Brasileiro Sub-20 e acredito que o Ceará está em um nível bem parecido. Eu tenho certeza que vai fazer boas competições. Entendo que este trabalho não é um trabalho que dá resultados imediatos. Você precisa de um processo e aqui esse trabalho já se iniciou. Não à toa já rendeu frutos e eu imagino que vá continuar rendendo.” 

Cearasc.com: É possível realizar uma projeção do Ceará, quanto ao trabalho de base, para os próximos 10, 15 anos?

Eduardo Patetuci: “Eu acredito que, em termos estruturais, está em um nível bom e que, como em tudo na vida, temos de valorizar o ser humano. Valorizar as pessoas e esse processo é muito importante para que os resultados venham. A valorização das pessoas, dos profissionais e não só dos atletas. Acredito que se o Ceará continuar investindo não só na estrutura, mas também nas pessoas, criar uma identidade nos seus profissionais, muito em breve vai estar figurando como as grandes equipes formadoras do Brasil.”

O papo com Eduardo Patetuci também está no ar no Vozão TV, página oficial do Mais Querido no Youtube. Confira abaixo o material.

 Departamento de Comunicação - CSC