Foto: Divulgação/cearasc.com

O Ceará vem investindo cada vez mais no crescimento das categorias de base. O clube tem proximidade e parcerias com projetos sociais e busca investir e captar atletas que possam render bons frutos para o futebol no estado. Algumas das captações de jogadores são realizadas com base nas análises rotineiras de amistosos realizados com times desses projetos.

Pensando nisso, a Cidade Vozão recebeu o 1º Ciclo de Palestras sobre futebol de formação, desenvolvido com o propósito de instruir e capacitar os profissionais que trabalham nesses programas sociais para que possam aprimorar continuamente o trabalho com crianças e adolescentes que sonham em se tornar jogador de futebol.

Aproximadamente 20 profissionais participaram das ministrações. Divididas em dois módulos, as palestras abordaram temas como entendimento de jogo e estruturação do treino, análise de uma partida sem recursos tecnológicos, entedimento do perfil de cada atleta, inserção do goleiro no modelo de jogo, transição do futsal para o futebol e muitos outros. Dez profissionais ministraram o curso de acordo com cada abordagem. Entre eles, técnicos, treinadores de goleiros, preparadores físicos, fisiologistas e analistas de desempenho. 

Para Mazinho Patrão, coordenador operacional da base, o evento objetivou a transferência de conhecimento, mostrando metodologias de treino e jogo que o Ceará possui para esses parceiros do clube. "Durante todo o ano, a gente promove amistosos com esses times amadores e, com isso, temos a oportunidade de observar alguns atletas para futuras captações. O nosso objetivo maior é profissionalizar ainda mais o futebol do nosso estado", afirmou Mazinho.