A palestra aconteceu no estádio Franzé Moraes, em Itaitinga/CE, para atletas do Sub-13, 17 e 20
(Foto: Divulgação/CearaSC.com)

Convidado pelo coordenador de futebol de formação, Anderson Silva, o ex-atleta, ídolo e torcedor alvinegro, Iarley, esteve na última sexta-feira, 24/10, no estádio Franzé Moraes, no CT Luis Campos – Cidade Vozão, em Itaitinga/CE, para ministrar uma palestra para atletas das Categorias de Base Sub-13, 17 e 20.

Na ocasião, o ex-atacante contou sobre sua carreira vencedora nos gramados e dos desafios que enfrentou desde sua saída de Quixeramobim/CE, interior do Ceará, até às conquistas de títulos mundiais, às passagens por grandes clubes brasileiros, além de explicar como foi jogar fora do seu país e conseguir tornar-se ídolo, atuando em um time argentino (Boca Juniors).

“É com muito carinho e alegria que recebo esses convites. Me sinto no dever de contribuir na vida desses garotos, que estão tendo um começo parecido com o meu. Hoje em dia, os clubes oferecem psicólogo, nutricionista, personal... E os atletas acabam não usufruindo destes serviços. E é esse toque que a gente vem dar para eles. Falo sempre da importância de concluir um Ensino Médio e de, se possível, até ingressar numa faculdade”, reforçou o craque cearense.

Para o coordenador Anderson Silva, a presença do craque foi muito importante e ajudou os atletas a repensarem alguns conceitos sobre futebol.

“Ele (Iarley) tem dois títulos mundiais por times diferentes, é ídolo no Ceará e ídolo na Argentina, feito muito difícil para jogadores brasileiros. E mesmo assim, é um sujeito humilde e fala simples sobre tudo que viveu. Dificuldades, todos vão ter, mas como você reage a isso, é que vai definir até onde você pode chegar. Por isso, foi importantíssimo esse diálogo do Iarley, que tem um exemplo de vida inspirador, com estes garotos da Base. Não queremos apenas revelar bons jogadores, queremos, principalmente, formar cidadãos”, comentou o dirigente.

De acordo com Cristiano Bruno, supervisor de futebol de formação, a proposta é manter o ciclo de palestras para jogadores das Categorias de Base e convidar preletores não só relacionados ao futebol, mas também profissionais de outros desportos, ajudando a construir não só bons atletas, mas pessoas de bem.